Afinal, o que é insight?

ca_eureka

Insight = entendimento, percepção profunda.
Fui pesquisar sobre o termo e encontrei um trecho do livro “An Introduction to the Philosophy of Bernard Lonergan” aqui. A tradução não está muito clara (português do Manuel), mas dá pra entender o contexto.

(…) O processo pelo qual chegamos a conhecer a verdade sobre o mundo consiste numa repetição uma e outra vez de três passos: experiência, entendimento e julgamento. A experiência apenas nos dá bocados descoordenados de dados; o entendimento capta por insight a unidade inteligível presente nesses bocados, elaborando uma teoria que sirva para eles; no julgamento, por meio do qual a realidade é conhecida, afirmamos que a teoria é verdadeira e que o estado de relações postulado corresponde ao caso ocorrido, verificando ou não o julgamento, tipicamente recorrendo a um novo apelo aos dados.(…)

Ou seja, o insight é como se fosse aquele incômodo, a intuição, a luz no fim do túnel. Depois de captar as informações de um todo descoordenado, a próxima etapa é o julgamento – o teste da teoria realizada na 2ª etapa.

Em psicologia, insight é o momento da tomada de consciência do paciente sobre si próprio.

Muito usado na publicidade, a palavra pode ser ilustrada através da famosa lâmpada acesa. É o caminho para a ideia. A inspiração. Mais ou menos quando você passa uns três dias num brainstorm medíocre e, nos cinco minutos do segundo tempo, algo toma o seu ser repentinamente. Aí você lança aquele “Já sei!” pra sala inteira ouvir. Logo seu balãozinho de pensamento invade a atmosfera criativa – Leões, iates e mulheres. Nesse momento mágico, seu Diretor de Criação (um cara sensato) rebate com uma análise fria e prática:”bom insight, estamos no caminho. Mas ainda falta a ideia.”

E para você, o que é insight?

4 thoughts on “Afinal, o que é insight?

  1. Bom, tendo lido a respeito e o entendimento que tenho que o insight é quando acumulamos informações usando no consciente, que processa de forma sequencial, depois ao relaxarmos ou tirarmos o foco o inconsciente, que processa em paralelo e não é verbal, entre em ação sintetizando tudo que captamos, quando uma resposta possível surge ele remete ao consciente em forma de palavras, então temos o nosso insight.

    Acho que é isto, estou muito equivocado?

  2. OLÁ
    adorei a definição de vcs! hoje vivenciei um insight.é como se fosse um processo de “satisfação” causado pelo objetivo alcançado. estou estudando em minha grade curricular no colegio, psicologia e esta definição pra insight ajudou bastante a simplificar o meu estudo .
    obrigado.

  3. Insigth também pode ser considerado como uma “sacação”. É quando o indivíduo desvenda o grande mistério; é o “modus operandi” _ como diria Luiz Antônio Aguiar em seu livro Quem matou o livro policial?. É quando você, depois de muito esforço, encontra o caminho, a solução… a luz; É o sub-consciente natural, a memória e o raciocínio atuando juntamente com nosso sistema nervosos central. Espero que com o meu humilde conhecimento, eu tenha ajudado você, internauta. Agradeço o site pela oportunidade.

    Stephanie Porto.

  4. muito obg, me ajudaram bastante,,posso compreender melhor agora os insights dos pacientes!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>