Afinal, o que é insight?

ca_eureka

Insight = entendimento, percepção profunda.
Fui pesquisar sobre o termo e encontrei um trecho do livro “An Introduction to the Philosophy of Bernard Lonergan” aqui. A tradução não está muito clara (português do Manuel), mas dá pra entender o contexto.

(…) O processo pelo qual chegamos a conhecer a verdade sobre o mundo consiste numa repetição uma e outra vez de três passos: experiência, entendimento e julgamento. A experiência apenas nos dá bocados descoordenados de dados; o entendimento capta por insight a unidade inteligível presente nesses bocados, elaborando uma teoria que sirva para eles; no julgamento, por meio do qual a realidade é conhecida, afirmamos que a teoria é verdadeira e que o estado de relações postulado corresponde ao caso ocorrido, verificando ou não o julgamento, tipicamente recorrendo a um novo apelo aos dados.(…)

Ou seja, o insight é como se fosse aquele incômodo, a intuição, a luz no fim do túnel. Depois de captar as informações de um todo descoordenado, a próxima etapa é o julgamento – o teste da teoria realizada na 2ª etapa.

Em psicologia, insight é o momento da tomada de consciência do paciente sobre si próprio.

Muito usado na publicidade, a palavra pode ser ilustrada através da famosa lâmpada acesa. É o caminho para a ideia. A inspiração. Mais ou menos quando você passa uns três dias num brainstorm medíocre e, nos cinco minutos do segundo tempo, algo toma o seu ser repentinamente. Aí você lança aquele “Já sei!” pra sala inteira ouvir. Logo seu balãozinho de pensamento invade a atmosfera criativa – Leões, iates e mulheres. Nesse momento mágico, seu Diretor de Criação (um cara sensato) rebate com uma análise fria e prática:”bom insight, estamos no caminho. Mas ainda falta a ideia.”

E para você, o que é insight?

6 thoughts on “Afinal, o que é insight?

  1. Bom, tendo lido a respeito e o entendimento que tenho que o insight é quando acumulamos informações usando no consciente, que processa de forma sequencial, depois ao relaxarmos ou tirarmos o foco o inconsciente, que processa em paralelo e não é verbal, entre em ação sintetizando tudo que captamos, quando uma resposta possível surge ele remete ao consciente em forma de palavras, então temos o nosso insight.

    Acho que é isto, estou muito equivocado?

  2. OLÁ
    adorei a definição de vcs! hoje vivenciei um insight.é como se fosse um processo de “satisfação” causado pelo objetivo alcançado. estou estudando em minha grade curricular no colegio, psicologia e esta definição pra insight ajudou bastante a simplificar o meu estudo .
    obrigado.

  3. Insigth também pode ser considerado como uma “sacação”. É quando o indivíduo desvenda o grande mistério; é o “modus operandi” _ como diria Luiz Antônio Aguiar em seu livro Quem matou o livro policial?. É quando você, depois de muito esforço, encontra o caminho, a solução… a luz; É o sub-consciente natural, a memória e o raciocínio atuando juntamente com nosso sistema nervosos central. Espero que com o meu humilde conhecimento, eu tenha ajudado você, internauta. Agradeço o site pela oportunidade.

    Stephanie Porto.

  4. muito obg, me ajudaram bastante,,posso compreender melhor agora os insights dos pacientes!!!!

  5. DISCORDO da frase: “A experiência apenas nos dá bocados descoordenados de dados”.
    A experiência é o objetivo final, a teoria e o julgamento SÃO a experiência de um indivíduo posta no papel.
    “Um bocados de descoordenados dados” são: a teoria e o julgamento sem nenhuma base de experiência para confirmar sua veracidade.
    Na história da humanidade milhares de teorias foram desacreditadas e/ou anuladas com experimentos científicos,ou, com a experiência de outros indivíduos.
    E mais, a educação de baixa qualidade é aquela que transmite apenas a teoria sem o vínculo com a prática.
    Ter um “insight” não significa que tudo está resolvido, é necessário pô-la em prática, ou seja: fazer um experimento.

  6. Para aprender e entender o que é um insight deve-se dominar quatro conceitos basicos da psicologia: Razão e Imaginação, que tem funções fundamentais, sendo a razão a interpretadora das situações, problemas, momentos e palavras, e a imaginação a pesquisadora, criadora ou recriadora de soluções para as situações interpretadas pela razão.
    Tanto razão como imaginação estão dentro de uma divisão maior, chamadas Consciente(que é, junto com o pré-consciente, apenas 10% de todas as suas memórias) e Inconsciente(que representa os outros 90% de suas memórias), ambas são possuidoras das três instancias fundamentais(Razão, Imaginação e Emoção).
    Agora que se conhece estes conceitos pode-se dominar o que é o INSIGHT.
    Ele é o resultado do acumulo se informações sobre um assunto o qual você se viu pensando, pesquisando(com sua razão) ou refletindo sobre um grande período de tempo(com sua imaginação), que após abandonar esse pensamento, ele é enviado ao seu inconsciente, e la ele é reorganizado(pela razão inconsciente), e por seu inconsciente possuir um conhecimento cerca de 10 vezes maior que seu consciente, consegue formular uma ou inúmeras respostas(pela imaginação inconsciente) para o problema o qual você refletiu, e estas respostas são enviadas em um momento de abertura do seu consciente para o inconsciente, podendo ser desde um momento de relaxamento até um de extrema tensão ou pressão, isso varia de pessoa para pessoa.
    Espero que um pouco de minha pequena pesquisa possa ajudar em resolver suas duvidas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>